FRETE GRÁTIS EM TODO SITE

 

 

PRÁTICA HO'OPONOPONO

 A palavra "Ho'O" significa "causa" em havaiano, enquanto "ponopono" quer dizer "perfeição". O termo Ho'Oponopono pode ser traduzido como "CORRIGIR UM ERRO" OU "TORNAR CERTO".

A prática do Ho'Oponopono não requer muitos ensinamentos, mas é utilizada para purificar o próprio corpo e para livrar as memórias ou sentimentos como raiva, mágoa, ódio, enfim todos os sentimentos que estão fora da norma do Criador, e que por consequência prendem a mente a uma sintonia negativa.

O Ho'Oponopono tornou-se conhecido a partir de uma experiência vivenciada pelo terapeuta e professor, Ihaleakala Hew Len. Por mais inacreditável que a história possa parecer, este homem conseguiu curar um pavilhão inteiro de criminosos que sofriam de doenças mentais no Havaí, sem sequer conversar ou interagir com nenhum deles. Por meio da análise das fichas de cada paciente, o terapeuta aplicava as palavras-chave do Ho'Oponopono, e a repetição da técnica mudava o seu estado de espirito. Consequentemente, a atividade mental dos detentos também se alterava. Os resultados foram tão surpreendentes que, de forma resumida, pode-se afirmar que Len conseguiu curar os presos conforme ia curando a si mesmo. Curou também sua filha de uma doença terminal, somente por perdoar suas próprias memórias.

 

COMO A TÉCNICA FUNCIONA

A técnica parte do pressuposto de que tudo o que conhecemos como "realidade" é experimentado de forma individual pela nossa mente. Aquilo que você sente, ouve, vê e até as coisas ou pessoas que conhecem sofrem influências do seu "eu" interior. Sendo assim, tudo a nossa volta foi de alguma forma criado por nós mesmos, envolve a sua participação, seja por pensamentos ou sentimentos, negativos ou positivos. Pensamentos atraem coisas semelhantes a ele, ou seja, aquilo que acredita se torna uma crença e essa crença atrai outra semelhante. Isso acontece porque cada pensamento pode ativar um mecanismo que recria um mundo (ainda que ilusório) de problemas. Você cria a sua realidade!

O Ho'Oponopono tem como objetivo limpar essas crenças através das repetições. É como reprogramar a mente limpando todo o lixo de memórias que levou você onde está hoje.

É buscar a cura e ou soluções desses problemas por meio do perdão. Não necessariamente o perdão dos outros, mas, principalmente, o de si mesmo. Não importa se o problema é grande ou pequeno, se sua mente foi capaz de criá-lo, ela também é capaz de solucioná-lo.

Isso é feito com a compreensão de que o que acontece com você não importa, mas o que você fará com aquilo que aconteceu é o que realmente interessa.

As frases do Ho'Oponopono são: "SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO, cada frase te guia para a cura: arrependimento, perdão, amor e gratidão.

Uma simples repetição dessas palavras é capaz de ativar a liberação desses bloqueios, memórias negativas, traumas, para que tenha o total controle mais tranquilo sobre sua própria vida.

Na prática, é dizer que o Ho'Oponopono é uma solução de problemas de dentro para fora.

 

BENEFÍCIOS DO HO'OPONOPONO

As vantagens da prática frequentemente do Ho'Oponopono são inúmeras, e se encontram em todos os campos da vida. As principais delas são:

Celulares - Regeneração de Memórias - Você já teve a sensação de reviver uma situação diversas vezes, como se assistisse a um filme? Muitas pessoas tem a sensação de reviver situações traumáticas passadas. Isso acontece porque todas as nossas emoções, dores e preocupações ficam armazenadas na memória celular. É como um disco rígido que armazena tudo que já passou. E de vez em quando essas informações são acessadas fazendo você reviver tudo isso novamente. A técnica do Ho'Oponopono limpa essas memórias, neutralizando as lembranças de sofrimento e sensações desconfortáveis fazendo você ter experiências novas.

Protagonismo da Própria Vida - Faz você abandonar aquele sentimento de vítima e tomar o controle da sua própria vida. A princípio, a ideia de responsabilidade e obrigatoriedade de responder pelos próprios atos pode parecer muito rígida, mas com o tempo, você poderá se surpreender com o seu nível de independência e pro atividade e do que será capaz de realizar por ter limpado velhas memórias. Ao abandonar a sensação de impotência atrelada à ideia de que o sofrimento é causado apenas por fatores externos e incontroláveis, é possível transformar suas crenças e aumentar a sensação de poder pessoal.

Estabilidade Emocional - Com a liberação de energias negativas, e elevação da frequência vibracional o equilíbrio emocional é restabelecido, pois os bloqueios da felicidade e plenitude desaparecem, abrindo espaço para novas percepções. Além disso, o praticante de Ho'Oponopono conquista a liberdade de não obedecer às lembranças negativas. Isso pode transformá-lo em uma pessoa mais calma e com uma postura mais positiva diante das adversidades e problemas em seu caminho.

Relacionamentos mais Saudáveis - Sempre quando nos envolvemos em algum desentendimento ou conflito, a tendência é pensar que apenas os outros estão errados. O Ho'Oponopono ajuda a descontruir esta postura passiva para que o praticante possa entender que ele também é parte do problema, e quando ele muda, seus relacionamentos também mudam (para melhor, é claro!).

 

FRASES DO HO'OPONOPONO

A prática moderna do Ho'Oponopono é composta por quatro frases principais:

1. Sinto Muito:

Você está simplesmente reconhecendo que algo (físico, mental ou emocional e não importa saber o que) penetrou no seu sistema corpo/mente e deseja liberar o que trouxe isso a você através do perdão.

2. Me Perdoe:

Você está pedindo ao Criador para te ajudar a se perdoar por essas memórias se repetindo em seu sistema.

3. Te Amo:

Você está dizendo "Amo vocês, queridas memórias, sou grato(a) pela oportunidade de libertar vocês e a mim". Está, assim, se reconectando com o Divino através do amor, e a energia bloqueada (que são os problemas) é transmutada e transformada em Luz (energia fluindo).

4. Sou Grato:

Você está agradecendo antecipadamente porque tudo já está sendo resolvido para o bem de todos os envolvidos na situação. Está agradecendo por esta memória ter vindo à superfície, dando a você a oportunidade de curá-la. É a sua expressão de Certeza Absoluta na Luz do Criador. (Fonte: Regina Tavares)

Veja as Mandalas Ho'Oponopono

Saiba mais sobre os Simbolos e Pedras